O sono do bebê: posição para dormir

O sono do bebê: posição para dormir

Nos primeiros quinze dias de vida, o bebê praticamente mama e dorme. Raramente permanece acordado, a não ser que esteja sendo manipulado (banho ou trocas) ou apresente algum desconforto (frio, cólicas, fome). Mas afinal, qual a melhor posição para o sono do bebê?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que o bebê durma de “barriga para cima” para reduzir a chance da ocorrência da Síndrome da Morte Súbita, que é quando o bebê é encontrado falecido no berço, sem nenhuma causa definida.

Apesar dessa recomendação mundial, muitos pediatras recomendam colocar o bebê para dormir de lado, com apoio na barriguinha e nas costas, para que ele não vire durante a noite. Os pediatras temem muito mais a aspiração de leite durante o sono, mais frequente, do que a Síndrome da Morte Súbita, extremamente rara.

Uma atitude preventiva que pode ajudar é sempre ter o cuidado de colocar o bebê para arrotar após as mamadas. Mãe/ pai deve observar o seu bebê para encontrar alternativas sobre a melhor posição para o seu filho dormir, e conversar com o pediatra.

Nos primeiros dias podemos colocar o bebê de lado (decúbito lateral) mas logo ele conseguirá virar-se de costas (decúbito dorsal) o que lhe será confortável e seguro.

O travesseiro é uma peça dispensável e não deverá ser usado quando o bebê estiver de bruços, pelo perigo de sufocá-lo. Na posição lateral, um travesseiro baixinho é macio pode ser confortável. Pode-se ainda usar um travesseiro maior para calçar as costas do bebê, impedindo-o de virar-se e dando-lhe a sensação de aconchego. O mais importante é observar o seu bebê.

O Gamp21 oferece Consultoria em amamentação. Saiba mais

Sem Comentários

Deixe um Comentário